Município autorizado a adquirir terreno para Loteamento Popular

A Administração de Curitibanos encerrou a última semana com um motivo muito especial para comemorar! Foi aprovado, na noite de quinta-feira (10 de abril), pela Câmara de Vereadores, o projeto de lei que autoriza o Município de Curitibanos a adquirir terreno para fins habitacionais.

Este foi o primeiro passo para a realização de um loteamento popular, que deve beneficiar mais de 500 famílias curitibanenses. Com esta aprovação, nos próximos dias, o Município deve adquirir terreno de 314 mil metros quadrados, situado no bairro São Luiz, próximo à Cohab 2.

O investimento será de R$ 3 milhões, que serão quitados da seguinte forma: R$ 1,650 milhão pagos através de permuta envolvendo o terreno onde funciona atualmente o Horto Florestal e outro terreno na Avenida Rotary. Outros R$ 400 mil são provenientes dos leilões realizados durante o ano de 2013 e o restante será quitado em 10 parcelas, com recursos próprios do Município.

De acordo com o prefeito José Antonio Guidi (Dudão), a expectativa é de que ainda este ano a administração deva concluir o projeto para o loteamento e conseguir as licenças necessárias para o início da obra. Lembrando que todos os novos loteamentos já devem ter infraestrutura adequada conforme legislação vigente.

Muito contente, o prefeito fez questão de agradecer aos vereadores: Flaris Camargo, Vilma Fontana, João da Ambulância, João Camargo, Júnior Righes, Valdir Tagliari, Arcílio Alves e Sidnei Furlan. “Conhecedores das necessidades da população curitibanense quanto a investimentos em habitação popular, eles defenderam calorosamente a criação deste novo loteamento”, afirmou Dudão.

Apesar da chuva, ainda na sexta-feira (11 de abril), acompanhado do diretor de Habitação Angelo Scolaro, o prefeito conduziu os vereadores favoráveis ao projeto em visita ao terreno.

Regularização imobiliária

Além do loteamento popular, outra meta da Administração é a regularização de imóveis. Neste sentido, diversas ações estão sendo desenvolvidas desde o último ano em parceria entre o Executivo Municipal, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Cartório de Registro de Imóveis, desenvolvido a partir do Programa (Lar Legal).

As primeiras escrituras do bairro Santo Antônio já estão sendo entregues. No último mês, já foram contabilizadas 70 escrituras concluídas, segundo o diretor de Habitação Angelo Scolaro. Do mesmo modo, a documentação de terrenos do bairro São Luiz começaram a ser entregues ao Cartório de Registro de Imóveis.

Outras conquistas

Curitibanos comemora, também, 23 casas urbanas que estão em construção e 15 rurais, através de parceria com Caixa Econômica Federal, Cresol e Fecoohasc. Em análise de documentação há 35 famílias de comunidades rurais e 21 urbanas.