Os materiais podem ser levados para o barracão anexo ao Horto Municipal

Descarte correto para sucata de eletroeletrônico tem resultado positivo

Em setembro deste ano, a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciou uma campanha para o descarte correto de sucatas de eletroeletrônicos.

Em menos de um mês, conforme dados da Secretaria, os resultados já foram observados pelos responsáveis, através da considerável diminuição do descarte em terrenos baldios e em beiras de estradas, que foi um dos principais objetivos da campanha.

Além de ser observado também que proprietários de empresas que trabalham com consertos de eletrônicos, tinham dificuldades em descartar os objetos inservíveis, além da própria legislação, que proíbe que sucatas eletrônicas sejam destinadas ao aterro sanitário.

A maioria dos materiais que chegam para o descarte na Secretaria são televisores, geladeiras, rádios, celulares, computadores, pilhas e lâmpadas.

O serviço está disponível para toda população. “Qualquer cidadão poderá trazer até o barracão anexo ao Horto Florestal (antiga Fábrica de Tubos), os materiais para descarte e em casos especiais, solicitar que a Secretaria de Agricultura faça a coleta, desde que devidamente justificado a impossibilidade do proprietário fazê-lo”, comentam os responsáveis.

A legislação prevê que este tipo de material somente pode ser encaminhado às empresas especializadas na reciclagem dos mesmos. Em Santa Catarina, duas empresas realizam este tipo de serviço para o município, uma em Joaçaba e outra em Joinville.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Temos ouvido a população e os comerciantes do ramo de consertos de eletroeletrônicos elogiarem a atitude da Administração Pública, porém o mais importante, é que nosso meio ambiente, através destas ações, sofre menos agressões, resultando, consequentemente, na melhora na qualidade de vida das pessoas, bem como, do aspecto visual de nossa cidade”, concluíram.

É importante que a população esteja ciente que o Município dispõe de local apropriado para recebimento do chamado “lixo eletrônico”, o qual segue para um processo correto de reciclagem, respeitando a Lei e o meio ambiente.