Para cada doação de sangue quatro vidas podem ser salvas

Vermelho: a cor de junho para simbolizar a importância da doação de sangue

Talvez muitos ainda não saibam, mas o calendário “colorido” foi criado para incentivar e conscientizar a população sobre a prevenção de algumas doenças. As datas mais comuns e que já se fixaram como campanhas é o Outubro Rosa, mês alusivo ao combate ao câncer de mama e Novembro Azul, que se refere ao câncer de próstata.

Porém, com a divulgação mais frequente destas campanhas, cada mês passou a simbolizar, através de uma cor, também, uma causa. Como é o caso do mês de junho, que se refere a importância da doação de sangue.

Como uma das formas de incentivar às pessoas a se conscientizarem, a prefeitura adotou uma iluminação específica para chamar atenção sobre as campanhas e colaborar com a conscientização e estímulo da prevenção.

Acompanhe alguns dados sobre a doação de sangue

A doação de sangue é considerada um gesto simples e rápido. A cada doação de sangue até 4 vidas podem ser salvas.

Pelo fato do sangue ser insubstituível à vida, as pessoas que por algum motivo, como acidentes ou doenças, precisam repô-lo ficam dependentes da solidariedade dos doadores.

No Brasil, existem 27 hemocentros e mais de 500 serviços de coleta, tanto na rede pública quanto na privada. Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 3,5 milhões de brasileiros realizam transfusão de sangue todos os anos.

Como ser um doador?

Existem alguns requisitos para a doação de sangue, estabelecidos para a segurança de quem doa e recebe a transfusão. Eles visam evitar a transmissão de doenças, sobretudo porque o organismo de quem recebe o tecido está fragilizado. Entre as restrições temporárias estão os casos de doenças virais, tatuagens recém-feitas, extração de siso, etc.

Além disso, alguns critérios devem ser avaliados:

  • Pessoas entre 16 e 69 anos, sendo necessário consentimento formal do responsável legal para os menores de 18 anos e que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos para pessoas com idade acima;
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • Ter dormido no mínimo 6 horas dentro das últimas 24h;
  • Estar bem alimentado, mas evitar alimentos muito gordurosos nas horas que antecedem;
  • Esperar 2 horas após o almoço;
  • Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial (CNH, carteira de identidade, passaporte etc);
  • Se não for a primeira doação, ter feito o intervalo mínimo de 2 ou 3 meses, conforme o sexo, entre uma doação e outra.

 

Acompanhe o calendário colorido e as causas que representa:

Janeiro branco

Tema: Saúde mental

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo e 11,5 milhões de brasileiros, segundo a OMS. Já os transtornos de ansiedade acometem 264 milhões (18,6 milhões no Brasil).

 

Fevereiro roxo

Tema: Alzheimer

Afeta memória e linguagem. Estima-se que, no mundo, 35,6 milhões de pessoas têm a doença e, no Brasil, 1,2 milhão,

Fevereiro laranja

Alerta para casos de leucemia, em que ocorre um acúmulo de células malignas na medula óssea – órgão responsável por produzir células sanguíneas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a estimativa de novos casos para 2018 é de 10.800.

Março lilás

Tema: Câncer do colo do útero

É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Para este ano, foram estimados cerca de 16 mil casos.

Março azul-marinho

Lembra o câncer colorretal, que acomete o intestino grosso e o reto.

Abril azul

Tema: Autismo

O transtorno afeta cerca de 1% da população mundial. É até quatro vezes mais frequente no sexo masculino.

Abril verde

Dedica-se a conscientizar sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho. Somos o quarto país na lista das nações com maiores índices de acidentes laborais – de 2012 para cá, foram registrados 4,4 milhões de casos.

Maio roxo

Tema: Doenças inflamatórias intestinais

Atingem cerca de 5 milhões de pessoas no mundo e podem provocar câncer colorretal.

Maio amarelo

Estimula o debate sobre acidentes de trânsito, que mataram, só nos primeiros seis meses de 2018, mais de 19 mil mortes e 20 mil casos de invalidez permanente no país, segundo o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), órgão da Escola Nacional de Seguros.

Junho vermelho

Tema: Incentivo à doação de sangue

Segundo análises, no inverno, os bancos de sangue sofrem redução de 30% nos estoques.

Julho amarelo

Tema: Hepatites virais

Os dois tipos mais graves, B e C, acometem 1,7 milhão e 756 mil brasileiros, respectivamente.

Agosto laranja

Tema: Esclerose múltipla

Estima-se que 35 mil brasileiros sofram com essa doença, em que as células de defesa do organismo atacam o sistema nervoso, causando fadiga, visão embaçada, perda de equilíbrio e outros problemas.

Agosto dourado

Os primeiros sete dias do mês são marcados pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que busca conscientizar sobre a importância da amamentação. Os momentos em que a mãe dá de mamar ao bebê são considerados “horas de ouro” – daí o nome.

 

Setembro amarelo

Tema: Combate ao suicídio

Considerado pela OMS um grave problema de saúde pública. No mundo, há mais de 800 mil suicídios todos os anos.

Setembro verde

Incentiva a doação de órgãos. Em 2016, foram registrados 2.983 doadores no país, um aumento de 5% em relação a 2015.

Setembro Vermelho

No dia 29 é celebrado o Dia Mundial do Coração. Por isso, o mês também chama atenção para as doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo todo.

 Outubro rosa

Tema: Câncer de mama

O segundo tipo mais frequente entre mulheres em todo o Brasil (exceto na região Norte). Só em 2018, foram estimados cerca de 59 mil novos casos.

 Novembro azul

Tema: Câncer de próstata

É o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil. Até o fim deste ano, espera-se detectar mais de 68 mil episódios.

Dezembro vermelho

Tema: HIV

Dados de 2017 indicam que 882.810 brasileiros vivem com o vírus da aids e cerca de 40 mil novos casos são registrados por ano. Esses índices estão subindo.

Dezembro laranja

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa campanha joga luz sobre a prevenção do câncer de pele, o mais comum no país.