Trabalhadores rurais terão oportunidade de avaliar a saúde

Dia D dedicado à saúde do trabalhador rural acontece no próximo dia 17

Dia 17 de agosto (sábado), a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Curitibanos, realiza o Dia D, dedicado à saúde do homem – trabalhador rural, no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. As ações iniciam às 7h30 com café da manhã, e encerram às 12 horas com almoço para os inscritos.

Serão realizados testes rápidos, exames laboratoriais e palestras com urologistas. Durante a semana a Secretaria divulgou um cronograma com dias, horários e localidades para que o público-alvo realizasse as inscrições.

Conforme adianta a equipe responsável da Secretaria de Saúde, a saúde do trabalhador rural deve entrar em pauta, visto que, muitas vezes por falta de tempo, ou por estar mais distante dos recursos, muitas vezes, e nesse caso, especificamente o público masculino acaba deixando de fazer exames preventivos. “Muitos exames realizados de forma rápida, podem diagnosticar doenças precocemente e agilizar os tratamentos, consequentemente, aumentando as chances de cura”, destacam os profissionais de saúde.

Outro fator bastante relevante para realização desta ação é que os agrotóxicos, produtos utilizados com mais frequência pelos trabalhadores rurais podem afetar a saúde, caso sejam aplicados de forma incorreta. “É necessário que os trabalhadores tomem consciência dos males que podem ser causados, caso não tenham as precauções necessárias e a forma correta de manusear os produtos”, ressaltam.