O evento enfatiza a vigilância epizootias em PNH

Secretaria de Saúde realiza Seminário sobre a Febre Amarela

Em uma ação de saúde preventiva, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Curitibanos, realizou, na tarde desta quarta-feira (25), o Seminário para tratar da prevenção da Febre Amarela.

O evento foi direcionado para profissionais da área da saúde e segurança e meio acadêmico.

Em Curitibanos não foram registrados casos da doença. A Secretaria de Saúde oferece as doses de vacina diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h.

Para fazer a vacina é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão nacional do SUS. Em caso de perda da carteira de vacinação, deve-se solicitar segunda via na Secretaria de Saúde.

A resposta imunológica da vacina leva cerca de 10 dias e apresenta eficácia acima de 97,5%. A aplicação é por via subcutânea.

O que é febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.

A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Todo evento suspeito (tanto morte de primatas não humanos, quanto casos humanos com sintomatologia compatível) deve ser prontamente comunicado, em até 24 horas após a suspeita inicial, às autoridades locais competentes. Às autoridades estaduais de saúde cabe notificar os eventos de febre amarela suspeitos ao Ministério da Saúde.

Os sintomas iniciais da febre amarela são:

  • Início súbito de febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Dores nas costas;
  • Dores no corpo em geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga e fraqueza.