Representantes se comprometeram em manter medidas de prevenção nos estabelecimentos

Reunião com entidades representativas trata de medidas de prevenção durante pandemia

Na tarde desta sexta-feira (29) o prefeito reuniu-se com entidades representativas locais para tratar de ações referentes ao enfrentamento do Cornavírus. Entre elas representantes da Acic, CDL, Sindicato da Indústria Florestal e deputado estadual Nilso Berlanda.

Durante a reunião, o prefeito comentou sobre a linha de ações que pretende seguir, a partir de segunda-feira (1º), onde o governador do Estado estabeleceu que os prefeitos terão mais autonomia para tratar da flexibilização das medidas de prevenção no combate ao Coronavírus.

Em princípio o prefeito comentou que seguirá o Decreto Estadual e adequará às condições de Curitibanos. Outro ponto tratado durante o encontro foi que não há nenhuma intenção, ao menos por enquanto, de fechar comércio, indústrias e outros segmentos, desde que todos mantenham as medidas preventivas e os cuidados necessários no combate a pandemia. “Temos a fiscalização sanitária, com relação aos estabelecimentos, consumidores, todos são fiscais, cada cidadão pode fazer isso, inclusive o dono do estabelecimento”, salientou.

Segundo o deputado estadual Nilso Berlanda, a normativa do governo do Estado será publicadas ainda na tarde de hoje. “A princípio quem coordenará daqui para frente serão os prefeitos. Se forem cumpridas as regras dentro dos estabelecimentos comerciais, a população estará mais protegida. É inadmissível que o comercio funcione sem as medidas protetivas”, destacou.

A secretária de Saúde Yara Padilha pediu mais uma vez atenção a todos os responsáveis pelas entidades representativas. “Precisamos estar atentos às medidas de prevenção e que todos sigam as regras. Temos que reafirmar sempre: a máscara é indispensável, lavar sempre as mãos, manter o distanciamento social, enfim. Esse é o melhor remédio”, destacou.

Os representantes das entidades também comentaram sobre as medidas adotadas em cada segmento e que se comprometeram em fazer o possível para manter as medidas de segurança.

“Temos que estar alinhados, somos parceiros, nossa intenção é manter nossa cidade funcionando, mesmo com a pandemia, mas devemos lembrar que é um dia de cada vez. Acredito que se cada um fizer a sua parte, não teremos de tomar decisões mais drásticas e endurecer medidas que afetem o desenvolvimento local”, concluiu o prefeito.