Expocentro adiada pelo segundo ano devido a Pandemia
Após um ano de Pandemia o País vive um dos piores momentos da doença. Em 2021, a tradicional festa de Curitibanos, a Expocentro, que acontece a cada dois anos, teve de ser adiada, cumprindo decreto estadual, que na época impedia eventos e aglomerações.
Um ano depois da decisão, o vírus segue na forma mais grave a aguda de transmissão. Por isso, mesmo sem os indicativos de melhora, não há possiblidade segura para realizar a festa, cujo público em alguns eventos chegou a ultrapassar a marca de 10 mil pessoas.
Mais uma vez, a decisão foi tomada sob avaliação do atual cenário, que apresenta instabilidade em todos os aspectos; social, econômico e principalmente da saúde pública. Mais uma vez, a Administração Municipal entende que o momento pede cautela no gasto com o dinheiro público e que neste momento o mais indicado é manter recursos em caixa, priorizando os investimentos na saúde. É impossível realizar a festa neste momento.
A questão mais polêmica envolvendo a Expocentro trata-se das pessoas que adquiriram os ingressos para o ano de 2021. Conforme a Secretaria de Indústria e Comércio, os ingressos de quem optou pela compra antecipada em 2021, seguem valendo para maio de 2022. Nestes casos, as empresas contratadas para realização de eventos estão amparadas pela Medida Provisória 948, de 08 de abril de 2020.
Os alinhamentos sobre a não realização da Expocentro são de comum acordo de todas as entidades público-privadas. O momento pede cautela e prudência, especialmente na questão envolvendo eventos de promoção pública.