Artistas homenagearam o município interpretando o Hino de Curitibanos

Artistas locais interpretam Hino de Curitibanos e geram repercussão positiva nas redes sociais

Inspiração e valorização da cultura local. A interpretação do Hino de Curitibanos realizada pelos artistas locais teve uma repercussão muito positiva diante da população curitibanenes.

A proposta foi da Administração Municipal, executado pela Secretaria de Educação e Cultura. O objetivo é valorizar e estimular o setor cultural da cidade, convidando os artistas de Curitibanos, para que, cada um seguindo seu estilo, representasse o Hino de Curitibanos, como forma de homenagear os 152 anos de história, celebrado neste dia 11 de junho.

Além das interpretações que foram veiculadas nas redes sociais, os artistas também foram convidados a se apresentarem nos Núcleos Municipais e Centros de Educação Infantil. A parte pedagógica trabalhará com estes artistas, para que os alunos conheçam suas histórias e entendam melhor quem são as pessoas que contribuem diretamente com a parte cultural da cidade.

Os mais variados estilos foram apresentados, desde a tradicional “Vanera”, ritmo bem conhecido na região, até a surpreendente interpretação do Hino, no estilo Rock and Roll.

As manifestações foram voluntárias e segundo a secretária de Educação, foi uma grande surpresa que tantos talentos surgissem de forma espontânea para homenagear Curitibanos.

O projeto segue durante todo o mês de junho. Mais informações no Departamento de Cultura, localizado na Secretaria de Educação.

Revelação de artistas locais

Os interessados podem enviar um email para: cultura@curitibanos.sc.gov.br, com as seguintes informações: Nome, nome artístico (se tiver), email, telefone para contato e foto.

Conheça um pouco mais sobre a história do Hino de Curitibanos

Em 14 de julho de 1977 foi realizado um concurso para escolher a letra e a musica do hino de Curitibanos, onde a letra escolhida foi da Sra. Coracy Pires de Almeida e a musica da Sra. Ruth Cabral. Passou a ser o hino oficial do município.

Hino de Curitibanos

Letra: Coracy Pires de Almeida
Música: Ruth Cabral

No esplendor do cenário brasileiro
Apareces com brava tradição
Recordando o heróico tropeiro
Que pioneiro pisou neste chão
Tua bandeira no mastro avança
Espelhando a conquista dos anos
Frei Rogério legou a esperança
Berço de heróis. CURITIBANOS.

Que beleza nas serranias
Raios dourados, por do sol.
Nascem flores nas pradarias
Aves cantando ao arrebol
Tens a cultura incomparável
Na criança suave poema
O teu passado é venerável
Minha terra, avante é o lema.

Em tuas matas há belos pinheiros
Nas colinas o gado pasteja
Plantas frutos que são os primeiros
Minha terra que Deus te proteja
Trilhas vitoriosa jornada
Terás sempre justiça, paz e amor.
Tua gente lá fora respeitada
Curitibanos, oh grande valor.

LEI Nº 5622/2015 institui a Bandeira do Contestado como símbolo do Município de Curitibanos, sendo esta em cor branca e terá disposta de forma centralizada uma cruz verde com ápice e as pontas dos braços chanfrados em ângulo agudo.