Projeto deve ser estendido a outras localidades do interior

Prefeitura inicia projeto de perfuração de poço artesiano no Assentamento Irmã Jandira

Moradores e autoridades do Assentamento Irmã Jandira comemoraram, na manhã desta quinta-feira (24), o início da perfuração de um poço artesiano na localidade.

A ação vai facilitar o abastecimento de água para as mais de 30 famílias que residem no local. Conforme o produtor Neomar Pinto Ribeiro, que reside há 20 anos no Assentamento, o poço era uma ação muito esperada por todos. “Dependemos muito deste serviço, com certeza vai melhorar muito a nossa vida e a vida de todos que moram aqui”, destacou.

A Administração Municipal está encaminhando um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, para que todas as comunidades do interior contem com o apoio da Prefeitura para perfuração e bombeamento de poços artesianos. Em contrapartida, os moradores serão responsáveis pela distribuição e manutenção do poço.

A moradora e agricultora, Luciane Klein reside no Assentamento Irmã Jandira há 13 anos. Para ela, a facilidade e praticidade que um poço artesiano trará à comunidade serão de grande ajuda. “Em época de estiagem era muito difícil, chegamos a depender de um caminhão pipa”, destacou.

Conforme dados da Secretaria de Agricultura, a proposta do poço artesiano é garantir o consumo de água humano e para animais. A irrigação de plantações não está incluída no projeto, pois vai depender da pressão e da vazão de água que só serão projetadas após a conclusão da perfuração do poço, para que possa ser mensurada a quantidade de água que será liberada.