CASAN autoriza ligação ao Sistema de Esgoto

Inaugurado no aniversário do município, em 11 de junho, em solenidade que teve a presença do governador Carlos Moises da Silva e da presidente da CASAN, Roberta Maas dos Anjos, o primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos terá sua fase de pré-operação iniciada.

Conforme a CASAN, os moradores dos bairros Centro, Bosque, Bom Jesus, Água Santa, Universitário, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco, atendidos nesta primeira etapa, estão autorizados a realizar a conexão dos imóveis ao sistema.

A Companhia orienta os proprietários a buscarem o auxílio de um encanador ou de um instalador hidráulico, para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis.

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.

Investimento

C, o Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos vai atender em sua primeira etapa cerca de 30% do município.

O investimento é de R$ 50,8 milhões, realizado pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), em uma parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Qual profissional contratar para essa ligação?

A Companhia já realizou um curso gratuito para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) da cidade. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos junto ao escritório da Casan pelo telefone  3245-0590.

Posso contratar outros profissionais que não os que fizeram o curso?

Sim. A responsabilidade de contratação do profissional é do proprietário, que deve procurar alguém habilitado e que seja de sua preferência e confiança. O curso ministrado pela Companhia é apenas uma instrução básica, não tendo a empresa inferência sobre a qualificação dos profissionais.

Água das calhas vai para rede de esgoto?

Não! Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

Caixa de gordura deve ser mantida?

Sim. Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retém esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.

O que faço com a fossa séptica?

Após direcionar o fluxo do sistema individual de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), a CASAN recomenda desativar e aterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Um dos benefícios dos bairros que receberam rede é que os imóveis dessas áreas não precisarão mais acionar serviços Limpa-Fossa, como era recomendado.

Até quando devo fazer essa ligação?

O quanto antes o morador fizer a ligação, melhor para a saúde do bairro, dos moradores vizinhos e do imóvel beneficiado. Com essas ligações executadas, a CASAN poderá colocar a Estação de Tratamento em funcionamento, avaliando sua operação e realizando eventuais ajustes.

Quando começa a cobrança pelo serviço de esgoto?

Ainda não há data para se iniciar o faturamento de esgoto em Curitibanos, geralmente ele acontece após três meses do inicio da fase de pré-operação.