Beneficiários poderão fazer suas compras com o cartão cidadania

Lançado benefício eventual Cartão Cidadania Curitibanos

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e de Administração e Finanças lançou, na tarde desta segunda-feira (19), o benefício eventual Cartão Ciadania Curitibanos.

Em substituição as tradicionais cestas básicas que eram fornecidas como forma de garantir a segurança alimentar dos menos favorecidos, o cartão permitirá que o beneficiário realize suas compras com mais autonomia e dignidade.

Os critérios de avaliação dos beneficiários serão realizados por estudos socioeconômicos elaborados pelas assistentes sociais do município, avaliando a necessidade de forma individual.

Conforme o edital, o cartão terá inicialmente dois valores que variam entre R$ 110,00 e R$ 80,00. Também está prevista a restrição de alguns itens como bebidas alcóolicas ou produtos derivados do fumo.

O cartão funcionará como um cartão tradicional. Após processo licitatório a empresa vencedora abrirá para o credenciamento dos comércios que tiverem interesse em participar.

O fomento e o incentivo a economia local também estão entre os objetivos do benefício. Conforme sinalizou o prefeito, uma das formas de incentivar a economia local é de que tenha um ponto credenciado em cada bairro da cidade.

O benefício eventual difere dos programas assistenciais como Bolsa Família e CadÚnico, tendo em vista que estas famílias já recebem o auxílio.