Violência contra a mulher é crime

Agosto Lilás: Mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social está realizando ações que ampliem o conhecimento das mulheres a respeito dos tipos de violência doméstica. Neste sábado (14) acontecerá um pedágio na Avenida Salomão Carneio de Almeida, onde assistentes sociais estarão distribuindo material educativo, explicando sobre várias situações que podem ocorrer no cotidiano das mulheres.

As ações são alusivas ao Agosto Lilás, mês que relaciona o fim da violência contra a mulher. Acompanhe alguns tipos de violência e ao se perceber sendo vítima de uma delas ou entender que alguém de seu convívio sobre alguma situação semelhante, disque 180.

Violência Sexual: É qualquer conduta que force a vítima a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada. Algumas formas de violência sexual são: Estuprar; Obrigar a mulher a fazer atos sexuais quando ela não deseja ou que causem desconforto ou repulsa; Impedir a mulher de prevenir a gravidez, força-la a engravidar ou abortar.

Violência Moral: É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Fazer comentários ofensivos na frente de outras pessoas, expor a vida íntima do casal, inventar história e/ou falar mal da mulher para os outros com o intuito de diminuí-la perante amigos e parentes. Acusar a mulher de traição. Esta violência também pode ocorrer através das redes sociais.

Violência Física: Todo tipo de agressão que machuca a integridade do corpo da mulher e prejudica sua saúde física.Bater e espancar, empurrar e atirar objetos, dar tapas, socos e chutes, sacudir, segurar com força, sufocar, provocar lesões com objetos cortantes ou perfurantes, causar ferimentos por queimaduras ou armas de fogo e torturar, entre outros são exemplos desta violência.

Violência Psicológica: Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher, o vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.Alguns exemplos são: ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insultos e chantagens.

Violência Patrimonial: Reter, subtrair, destruir parcial ou totalmente seus objetos e documentos pessoais, instrumentos de trabalho, bens, valores e seus recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades, controlar o dinheiro e deixar de pagar a pensão alimentícia, são alguns casos deste tipo de violência.