Cópia da primeira ata com data de 1908

Cerimônia de posse do presidente da Junta Militar de Curitibanos acontecerá no próximo dia 21

No próximo dia 21 de outubro, às 16 horas, acontecerá a cerimônia de posse do presidente da Junta Militar de Curitibanos. O prefeito Kleberson Luciano Lima assumirá o cargo.

A Junta Militar está localizada no prédio da Prefeitura Municipal e atende de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.

A principal atividade de prestação de serviço é o alistamento militar de jovens com 18 anos. Conforme explicam a responsável pela Junta, é indispensável a apresentação do documento comprobatório de que os homens estejam em dia com o serviço militar. “Este documento é necessário para contratações, inscrições para concursos, entre outras atividades”, destacou a secretária.

Conforme o Artigo 5º, da Lei: 4.375/1964, a obrigação para com o Serviço Militar, em tempo de paz, começa no 1º dia de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 anos e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos. No Artigo 74 está claro que nenhum brasileiro, entre 1º de janeiro do ano em que completar 19 anos e 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade, poderá, sem fazer prova de que está em dia com suas obrigações miliares.

 

Junta Militar comemora 113 anos de história em Curitibanos

No ano de 2021, a Junta Militar de Curitibanos completará 113 anos, conforme ata de instalação dos trabalhos da Junta de alistamento, datada de 10 de outubro de 1908.

A respectiva ata será arquivada no Museu Antonio Granemann de Souza, como documento histórico que registra a posse do presidente da 1ª Junta Militar, coronel Marcos Gonçalves de Farias e, como secretário, o capitão Marculino Pedroso do Amaral.

O conselho Municipal responsável pela eleição foi presidido pelo superintendente coronel Francisco Ferreira de Albuquerque.