Crianças participaram de várias atividades

Projeto Criança Saúde Bucal 2021 ESF Bom Jesus

A 3ª edição do Projeto Criança Saúde Bucal, promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, com o programa Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bom Jesus, aconteceu durante duas semanas na escola Altir Webber de Mello e CEI Olympio Pellizzaro.

 A atividade, realizada pela cirurgiã-dentista Sandra Pillon e auxiliar de saúde bucal Elisangela Macali, contou com a colaboração da diretora Alessandra e pedagoga Simony da escola Altir Webber e da Diretora Vanessa e Assessora Juliana do CEI Olympio Pellizzaro e foi desenvolvida com a participação dos alunos do Ensino Fundamental da escola e turmas maternais do CEI.

A proposta do projeto realizado é desenvolver aprendizagem e educação em saúde bucal com metodologias lúdico-educativas, permitindo a interação das crianças nas atividades.

O ambiente organizado contou com a decoração temática em saúde bucal, um espaço com brincadeiras educativas, jogos de tabuleiros, quebra-cabeça, lupa mágica, macro-modelo bucal, jogo da memória e livros de histórias infantis.

Também ocorreu no mesmo espaço, a exposição de trabalhos manuais realizados pelas turmas com o mesmo tema, o que expressou muita criatividade e originalidade pelas crianças que confeccionaram as obras de arte.

No CEI, o projeto contou com a apresentação de teatro e dança realizada pela turmas da escola Altir e sessão de filme “A lenda do reino do dente”.

O diferencial desta edição foi o intercâmbio educacional entre a escola e o CEI, na qual as turmas fizeram visitas à exposição dos trabalhos realizados. No encerramento do projeto houve a premiação das crianças selecionados como “Criança Saúde Bucal”: na escola, o 1º lugar Raissa, 2º lugar Kaylan e 3º lugar José Rian; e no CEI, o 1º lugar Davi, 2º lugar Sophia e 3º lugar Matheus.

Os vencedores receberam medalhas personalizadas e kit com itens escolares e brinquedos. A premiação da turma que elaborou o melhor trabalho foi reconhecida com uma placa de homenagem personalizada recebida pelas professoras Cheila (escola) Francielle e Simone (CEI).

“Apesar das restrições impostas pela pandemia sanitária, foi um momento de contentamento voltar a proporcionar o envolvimento dos estudantes no projeto e continuar regando as sementinhas da saúde bucal na vida deles”, relatam com satisfação a ESB  Bom Jesus.