Sociedade civil une forças em prol da UFSC

O apoio da comunidade curitibanense é conclamado mais uma vez a fim de apoiar o desenvolvimento do campus local da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Representantes da instituição de ensino, da sociedade civil organizada, dos poderes executivo, legislativo e judiciário municipais, da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), de clubes de serviço, empresários e associações empresariais, instituições religiosas, do Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz e da Associação Beneficente Frei Rogério trataram da consolidação dos cursos existentes no campus local da UFSC e da possível criação de novos cursos. Os assuntos foram pauta de reunião, na tarde desta quarta-feira (25 de junho), no auditório da Prefeitura.

 

Representantes da universidade informaram que a instituição está empenhada na consolidação dos cursos já implantados no município, com a contratação de pessoal e desenvolvimento de pesquisas de extensão, e que, em virtude da dificuldade encontrada para a construção de novas unidades, há preferência pela locação ou aquisição de prédios. Considerados os problemas encontrados para a solidificação de cursos em diversas cidades, a UFSC manifesta, ainda, que abrirá a possibilidade de implantação de novos cursos apenas se estiver garantida a infraestrutura adequada para a consolidação dos mesmos.

 

Por sua vez, a Administração Municipal assegurou a cessão de nova área de terras para desenvolvimento de campo experimental e para a ampliação do campus. À mesma maneira, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional destacou o apoio com uso comum do prédio do Cedup para o desenvolvimento do curso de Medicina Veterinária.

 

Além disso, o poder público e a sociedade civil unem forças novamente para oferecer amparo à universidade federal. Para auxiliar nas tratativas para aquisição de prédio por parte da instituição, com estrutura que atenda às suas necessidades e às da comunidade, foi instituída uma comissão composta por representantes da AMURC; Prefeitura; Câmara dos Vereadores; Poder Judiciário; Ministério Público; ACIC; Fundação Hospitalar de Curitibanos; Rotary Club; Lions Clube; Associação Beneficente Frei Rogério; e Igreja Católica.