Moradores poderão fazer diversos testes rápidos

Campanha “Julho Amarelo” com programação especial em Curitibanos

A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil através da Lei 13.802/2019, e tem como principal objetivo reforçar ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

Em Curitibanos, a Secretaria Municipal de Saúde promove nesta semana, ações voltadas à toda população em todas as unidades do município.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Daniela Cardoso Dias Becker, a Secretaria realizará nesta quarta-feira (13), testes rápidos em todas as unidades de saúde do município. Os interessados devem fazer o agendamento com antecedência.

Além disso, nos dias 13 e 14 deste mês, a Secretaria de Saúde estará presente com testes rápidos de hepatite B e C, Sífilis e HIV no Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Cedup sendo no dia 13, no período da manhã na UFSC, e no dia 14, no período da tarde no Cedup.

De acordo com Daniela, são diversas as formas de contaminação das hepatites. “A hepatite provoca inflamação no fígado e ela pode ocorrer devido ao uso indevido de medicamentos, compartilhamento de agulhas, relação sexual desprotegida e até mesmo pelo compartilhamento de materiais de manicure e pedicure”, ressalta.

As hepatites são consideradas doenças silenciosas e é necessário estar atento aos sintomas. “Usar preservativo durante relações sexuais, não compartilhar seringas, e se vacinar contra a hepatite B, que é a mais comum, são algumas formas de prevenir a doença”, informa.

Também está disponível gratuitamente durante todo o ano, em todas as unidades de saúde, o teste rápido da hepatite. “Apesar de não ser uma forma de prevenção, o teste rápido proporciona o diagnóstico, e com isso, é possível iniciar o tratamento”, finaliza.