Evento mobiliza diversos setores da cidade

Curitibanos em preparativos para receber 21ª edição da Olesc

Pela primeira vez na história, Curitibanos sediará a 21ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) entre os dias 22 e 30 de julho. São esperadas mais de cinco mil pessoas durante o período de realização da Olesc, já que o evento é considerado o segundo maior do âmbito esportivo em Santa Catarina. São 101 municípios confirmados.

A cerimônia de abertura acontecerá às 19 horas de sexta-feira (22), no Ginásio Municipal e toda população está convidada.

De acordo com a Comissão Central Organizadora da Olesc, eventos esportivos como este geram uma grande movimentação econômica em todos os segmentos da cidade. “O número expressivo de atletas e a participação das delegações das maiores cidades catarinenses contribuem de uma forma muito positiva e dinâmica para a economia local. Rede hoteleira, supermercados, restaurantes e todo o comércio em geral se beneficiam. Receberemos delegações que trarão mais de 400 atletas para participar”, destacam.

Uma das questões também abordadas pela CCO é sobre o alojamento das delegações, que contarão com todos os Núcleos Municipais e Estaduais, Centros de Educação Infantil e de municípios vizinhos. “Toda a região está mobilizada para sediar a Olesc. Os municípios de São Cristóvão do Sul, Ponte Alta do Norte, Frei Rogério abrigarão atletas nas escolas”, comentaram.

Além do número de atletas as delegações também contam com equipe técnica, dirigentes e responsáveis.

A Olesc foi programada para acontecer no período do recesso escolar justamente para que os participantes tivessem espaços adequados durante a permanência na cidade. “O envolvimento e a disposição das secretarias e prefeituras da região é determinante para podermos sediar com tranquilidade e segurança um evento desta proporção”, salientam os integrantes da CCO.

Sobre a Olesc

Criada em 2001, a Olesc é um programa esportivo que envolve estudantes de oito a 17 anos, nas faixas etárias específicas para cada uma das 21 modalidades da competição. São elas: Atletismo (M/F), basquetebol (M), basquetebol (F), badminton (M/F), ciclismo, futsal masculino, futsal feminino, ginástica artística (M/F), ginástica rítmica, handebol masculino, handebol feminino, judô (M/F), karatê (M/F), taekwondo (M/F), natação (M/F), natação (M/F), tênis (M/F), tênis de mesa (M/F), vôlei de praia (M/F), voleibol masculino, voleibol feminino e xadrez (M/F).

Diferente do que ocorre nos jogos escolares, a Olesc não é como jogos interescolares, mas mantém o caráter estudantil uma vez que a participação do atleta deve estar comprovadamente vinculada à matrícula e frequência escolar.

Acompanhe o cronograma completo do evento: