Reitora da UFSC anuncia Plano Pedagógico do curso de Medicina para Curitibanos

A Secretária de Saúde Carine Tatsch, representou Curitibanos no 1º Seminário Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, no auditório do Tribunal de Justiça Federal em Florianópolis.

O evento reuniu autoridades e profissionais da Saúde de todo o estado na segunda-feira (30 de junho).

O Programa do Governo Federal iniciou em Santa Catarina em setembro de 2013, com a chegada do primeiro grupo de médicos estrangeiros em Florianópolis. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, Santa Catarina recebeu desde então 443 profissionais. Destes, Curitibanos foi beneficiada com três. Sendo uma médica brasileira e duas cubanas.

Os médicos de Cuba estão atuando em 199 municípios no território catarinense. O trabalho destes profissionais está centrado na Atenção Básica da Saúde dos municípios e integrado às ações da Estratégia Saúde da Família.

GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Durante seu discurso, no 1º Seminário Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Roselane Neckel anunciou que os Planos Pedagógicos para os cursos de Medicina dos campi Curitibanos e Araranguá já estão concluídos.

Devem ser oferecidas 60 novas vagas para Medicina.

Na última semana, em Curitibanos, sociedade civil e poder público mobilizaram-se com o objetivo de viabilizar infraestrutura adequada para a universidade. Na ocasião foi instituída uma comissão para auxiliar nas tratativas para aquisição de prédio por parte da UFSC, com estrutura que atenda às suas necessidades e às da comunidade.

A comissão é composta por representantes da AMURC; Prefeitura; Câmara dos Vereadores; Poder Judiciário; Ministério Público; ACIC; Fundação Hospitalar de Curitibanos; Rotary Club; Lions Clube; Associação Beneficente Frei Rogério; e Igreja Católica.

A Administração Municipal assegurou cessão de nova área de terras para desenvolvimento de campo experimental próximo ao Parque de Exposições Pouso do Tropeiro e para a ampliação do campus anexa à área já construída. À mesma maneira, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional destacou apoio com uso comum do prédio do Cedup para o desenvolvimento do curso de Medicina Veterinária.