Curitibanos bate recorde de frequência escolar

Conforme dados do Sistema Presença, Curitibanos bateu recorde de registro da frequência escolar no período da série histórica do segundo bimestre de 2014. Nos meses de abril e maio, referentes ao segundo período de acompanhamento da condicionalidade de educação do Programa Bolsa Família, 89,2% das crianças e dos adolescentes tiveram a frequência escolar registrada.

Índice que representa o melhor resultado para esse período – 4,2 pontos acima do mesmo bimestre de 2013 e 1,6 ponto percentual acima do resultado do primeiro período deste ano (fevereiro e março). Em números absolutos, dos 17,3 milhões de crianças e de adolescentes beneficiários do Programa, 15,4 milhões foram acompanhados.

O Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar controla bimestralmente assiduidade às aulas de cada integrante da família beneficiária do Programa Bolsa Família com idade entre seis e 17 anos. O acompanhamento da educação é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) cinco vezes ao ano.

A Administração de Curitibanos prioriza investimentos em Educação e o controle da frequência escolar, buscando sempre aumentá-la, pois considera a escolaridade como forte componente para o desenvolvimento econômico das famílias em situação de vulnerabilidade social, e para o rompimento do ciclo reprodutivo da pobreza entre gerações. Quanto mais alto o nível de escolaridade, mais oportunidade as crianças devem ter para inserção no mercado de trabalho quando atingirem a fase adulta.