Prefeitura reinaugura UBS Germano Scur, no bairro Bom Jesus

Nova estrutura era utilizada anteriormente pelo CEI do bairro

Na manhã desta quarta-feira (7), a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, reinaugurou a Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Jesus com o nome Germano Scur. A solenidade foi acompanhada por autoridades, vereadores, familiares e amigos do homenageado, imprensa local e servidores do município.

Atualmente, a UBS Germano Scur conta com 12 profissionais e atende todo o bairro Bom Jesus, com médico, enfermeiro, dentista, auxiliar odontológico, técnico e auxiliar de enfermagem, agentes comunitários de saúde, estagiária, e servente de limpeza.

Quem foi Germano Scur?

Germano Scur nasceu em 20 de agosto de 1939 na cidade de Videira (SC), filho de Romualdo Scur e Dileta Frison Scur.

Serviu o exército na cidade do Rio de Janeiro, onde fez um curso de datilografia, o qual mais adiante em sua vida lhe permitiu ser bancário. Trabalhou no armazém de José Pellizzaro e, posteriormente, por três anos na Afonso Dotti Filhos. Depois, entrou na carreira de bancário, tendo ingressado em final de 1961 encerrando em 1990.

Após sua aposentadoria, fundou a empresa “Madescur Indústria e Comércio de Madeiras Ltda” em Curitibanos (SC)

Germano casou-se em 15 de outubro de 1966 com Marlene Chimocka Scur, na Igreja Matriz Imaculada Conceição de Curitibanos. Dessa união nasceram três filhos: Carlize, Magali e Alzani.

Germano sempre foi atuante na vida pastoral da Paróquia, tendo participado do cursilho de Cristandade, Encontro de Casais e Tenda Shalom. Apoiador de tantos outros grupos e movimentos como o grupo de jovens da JUCE, foi coordenador da liturgia por cerca de cinquenta anos do Coral da Paróquia, foi o fundador do Coral Masculino Imaculada Conceição. Um grande incentivador de vocações, marcando a vida de muitos padres e irmãs religiosas.

Foi um grande amigo de muitas pessoas, sendo que sempre com seu jeito brincalhão, era conselheiro de todos, amigo, sempre tendo sábias palavras para cada um que a ele recorria.

Foi participante de clubes de serviços, apoiador e mobilizador de muitas entidades assistenciais e filantrópicas do município, buscando sempre ajudar a todos que dele buscavam apoio.

A sua trajetória de vida em Curitibanos ficou marcada pelo ser humano ímpar, com exemplo de atuação na comunidade e na sociedade.

Em 9 de julho de 2007, Germano Scur foi homenageado e condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), recebendo a Medalha de Mérito Carl Franz Albert Hoepcke, como prêmio simbólico conferido aos empresários que realizaram relevantes trabalhos na área empresarial, educacional, ambiental, econômica, social e que tenham contribuído com outros meios e de modo eficaz para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina e dos cidadãos catarinenses. Germano Scur nos deixou em 10 de outubro de 2021, aos 82 anos.