Premiados os alunos do concurso Veterinário Mirim 2023

A Administração Municipal de Curitibanos, através das secretarias de Agricultura e Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB subseção de Curitibanos, realizou na tarde desta segunda-feira (31), a premiação da terceira edição do concurso Veterinário Mirim.

Durante o concurso, alunos do 4º ano da Rede Municipal de Ensino participaram de atividades educativas orientadas por monitores da UFSC. Essas atividades abordaram a importância da guarda responsável, questões relacionadas às zoonoses e, principalmente, o bem-estar dos animais. Com o tema “Bem-estar animal e guarda responsável”, os alunos foram desafiados a expressar em suas redações uma compreensão desses temas.

Cada escola envolvida no concurso escolheu seu próprio “Veterinário Mirim”, um estudante que se destacou ao transmitir a importância da guarda responsável, do bem-estar animal e das zoonoses em suas redações.

Os finalistas do concurso Veterinário Mirim 2023 foram anunciados durante a cerimônia de premiação. Os estudantes reconhecidos receberam prêmios por seu empenho, além da oportunidade de visitar a clínica veterinária da UFSC, onde poderão conhecer de perto a rotina de uma consulta veterinária e a relevância desse trabalho.

A cerimônia de premiação uniu os alunos premiados com suas professoras, celebrando o esforço pela promoção do bem-estar animal. Os finalistas do concurso foram:

• João Lucas Oliveira Moreira, do Núcleo Municipal do Campo Aristiliano Alves dos Santos, cuja redação intitulada “Minha gata prima” recebeu orientação da professora Lucimara Ponciano.
  • Katriny de Souza dos Santos, do Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini, cuja redação, “Algumas coisas que você precisa pensar antes de ter um animalzinho” foi orientada pela professora Marizabel Bittencourt Lisboa.
  • Larissa Manoela Storch, do Núcleo Municipal Getúlio Vargas, cuja redação sobre “Bem-Estar Animal e Guarda Responsável” foi orientada pela professora Raiane Pereira.
  • Mayane Vitória Souza, do Núcleo Municipal Alírio Luiz de Almeida, cuja redação intitulada “Meus amigos de quatro patas” recebeu orientação da professora Margarete Dolberth da Silva.
  • Heloise Alves Ortiz, do Núcleo Municipal Rotary, orientada pela professora Suellen Alves, com uma redação que abordou “Você, Sua Família e Seu Pet Saudável.”
  • Júlia Knorst de Andrade, do Núcleo Municipal Teresa Lemos Preto, cuja redação intitulada “Os Animais” recebeu orientação da professora Rosângela Padilha.

Katriny de Souza dos Santos foi eleita a Veterinária Mirim 2023, com a redação “Algumas coisas que você precisa pensar antes de ter um animalzinho”. Como premiação, ela recebeu um tablet patrocinado pela OAB Curitibanos.