Setembro Amarelo: “A vida é a melhor escolha”
Lema sugerido para o mês dedicado a valorização da vida
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações estão sendo desenvolvidas.
Em Curitibanos a Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza ações durante todo o ano, conforme esclarece a enfermeira e coordenadora do CAPS Francielli Pasa.
“Nós trabalhamos a problemática de prevenção ao suicídio diariamente em nossos serviços. Buscamos acolher, ouvir e propor tratamento às pessoas que nos procuram e necessitam. Durante o mês de setembro estamos desenvolvendo ações com as Unidades Básicas de Saúde do município no sentido de trabalharmos a valorização da vida e atentarmos as equipes quanto aos sinais e sintomas da doença mental”, comentou.
Francielli explica que as pessoas que sofrem de doenças mentais apresentam sinais que podem ser percebidos em todos os atendimentos já realizados pelas equipes de atenção básica. “Através desta ação buscamos desmistificar o rótulo em torno das doenças mentais, bem como dos tratamentos psiquiátricos, buscando assim a busca precoce ao tratamento, melhoria na qualidade de vida e consequentemente na saúde mental das pessoas”, concluiu.