Brasília - O Ministério da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a gripe em postos de todo o País. A expectativa é imunizar, até o próximo dia 26, cerca de 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público-alvo da campanha. (Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil)

Vacina contra a Influenza segue disponível para população

Na luta contra as doenças sazonais, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia que a vacina contra a influenza, também conhecida como vacina da gripe, continua disponível para a população com mais de 6 meses de idade. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade relacionadas às infecções pelo vírus da influenza.

A influenza, comumente chamada de gripe, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta milhões de pessoas todos os anos. Embora muitas vezes seja subestimada, a gripe pode levar a complicações graves, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos e pessoas com condições de saúde preexistentes.

Para combater essa ameaça à saúde, a secretaria segue disponibilizando o imunizante contra a influenza na Sala de Vacinas. A sala está aberta todos os dias da semana, das 7h30 às 16h30′, localizada na Avenida Leoberto Leal, em frente à IMED.

A vacina contra a influenza é uma medida preventiva eficaz e segura, recomendada anualmente. Ela é produzida com base nas cepas do vírus esperadas para circular durante a temporada de gripe. Ao receber a vacina, as pessoas desenvolvem uma imunidade que as protege contra as cepas virais mais comuns, reduzindo a chance de contrair a gripe e suas possíveis complicações. “É importante lembrar que a vacinação é especialmente recomendada para grupos de risco, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. No entanto, a vacina está disponível para todos com mais de 6 meses que desejam se proteger contra a gripe e suas consequências”, destaca a diretora de Vigilâncias em Saúde de Curitibanos, Daniela Cardoso Dias Becker.