(Foto: Divulgação)

Vigilância Epidemiológica alerta sobre descarte correto de pneus

Descarte incorreto favorece proliferação da Dengue

Nos últimos dias, a Vigilância Epidemiológica de Curitibanos notou aumento no número de pneus descartados em local incorretos em Curitibanos, gerando alerta para possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti.

Conforme explica a diretora de Vigilâncias em Saúde de Curitibanos, Daniela Cardoso Dias Becker,
o descarte correto dos pneus é imprescindível para garantir a preservação do meio ambiente e a segurança da população. “Pneus devem ser levados ao aterro sanitário, sem custo nenhum, evitando assim, a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. É importante que a população esteja ciente do local apropriado para descarte dos pneus, o qual segue para um processo correto de reciclagem, respeitando a lei e o meio ambiente”, diz.

A Secretaria de Saúde alerta que pneus devem ser guardados em lugares secos e cobertos, ou cheio de areia e que não devem ser jogados a céu aberto, pois desta forma, o acumulo de água facilita a proliferação do mosquito da dengue.

Daniela destaca, ainda, o alerta para outros objetos que podem acumular água, como garrafas, vasos de plantas e outros recipientes. “Manter os vasos de plantas sempre com areia, não deixar água parada e empossada, tampar caixas d’água, manter as calhas limpas e evitar acumulo de entulhos nos terrenos são algumas dicas para manter o cuidado e evitar os mosquitos” enfatiza. “Além disso, é importante prestar atenção com os pátios e bebedouros de animais, que devem estar sempre bem higienizados”, conclui.