Curitibanos amplia vacinação bivalente para gestantes e puérperas
Vacinação inicia na próxima segunda-feira (20)
Na próxima segunda-feira (20), a Secretaria de Saúde de Curitibanos inicia a vacinação bivalente contra a Covid-19 em gestantes e puerperas.
O imunizante bivalente da Pfizer/BioNTech foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso como dose de reforço e conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a variante Ômicron.
Segundo a diretora de Vigilâncias em Saúde de Curitibanos, Daniela Cardoso Dias Becker, gestantes e puérperas devem comparecer à Sala de Vacinas da Unidade de Saúde Central para receberem a dose. “A vacina bivalente nas gestantes e puérperas é muito importante pois, se contaminadas, há riscos tanto para a mulher, quanto para o bebê”, explica.
Para receber esta dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses, além de ter concluído o período de quatro meses da aplicação do esquema.
As gestantes devem procurar uma unidade de saúde com a carteirinha de gestante e de vacina, prontuário e Cartão Nacional do SUS.
Não há necessidade de liberação médica para receber a dose.
A sala de vacinas atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O próximo grupo vacinal serão os trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.