Museu Histórico Antônio Granemann de Souza é reaberto para a população

Foi reinaugurado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura nesta segunda-feira (4), um dos espaços mais antigos do município: o Museu Histórico Antônio Granemann de Souza.

Com investimento de R$ R$ 1.009.716,70, o museu recebeu obras de restauração e ampliação em toda sua estrutura. Conforme a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, na restauração, o assoalho de madeira foi substituído, pois era o mesmo desde a inauguração, em 1973, e havia risco de desmoronamento.

Toda a rede elétrica do local foi substituída por um novo projeto moderno e seguro. As aberturas, como janelas e portas, foram restauradas, assim como os passeios em torno do museu e a fachada, que receberam melhorias e substituições necessárias.

Além disso, o Museu passou por uma série de reformas e transformações, como a construção de uma nova ala, contendo uma sala de Administração, sala de acervo técnico, sala de restauração e sala de exposição com acervo do Contestado. Com foco na acessibilidade, também foi instalado um elevador no local, além de sanitários adaptados.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração diversas autoridades do município, como vereadores, secretários, representantes de instituições e a família de Antônio Granemann de Souza.

História

O Museu Histórico Antônio Granemann de Souza foi inaugurado em 7 de maio de 1973, em meio às festividades do centenário da instalação do município de Curitibanos. O prédio teve a sua construção no estilo da arquitetura neoclássica.

Na década de 1930, o então, novo prédio, foi considerado um dos mais bonitos e modernos paços municipais do estado de Santa Catarina.

Confira a história completa aqui.

Expediente

O Museu funcionará das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.