Inicia a campanha Novembro Azul

Novembro iniciou neste sábado e trouxe consigo a mobilização em prol da saúde do homem: a Campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, serão realizadas atividades voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata com a intenção de incentivar a realização do exame de toque e exame de sangue PSA. 

Conforme a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), estes exames devem ser feitos a partir dos 45 anos para homens com casos da doença na família e 50 anos para os demais.

De acordo com a diretora de Saúde e enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Curitibanos Luely Kadowaki Katto outras ações serão organizadas pela equipe de saúde do Município nas Unidades Básicas de Saúde. 

O Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. 

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina.

A campanha Novembro Azul, encerra em 30 de novembro com a tradicional caminhada, que encerra oficialmente também a campanha Outubro Rosa, de saúde da mulher.