Vigilância Sanitária reforça combate à Dengue e Febre Chikungunya

A confirmação do terceiro caso de Dengue contraída em Itajaí, durante a última semana, levou a Vigilância Sanitária de Curitibanos a reforçar o alerta e a prevenção ao mosquito Aedes aegyti, transmissor da doença. De acordo com o agente vetorial Paulo Roberto Goetten, em Curitibanos, mesmo nunca sendo registrado foco do mosquito ou vírus, o trabalho de prevenção contra a Dengue é intenso, sobretudo no Verão, época em que a proliferação do mosquito transmissor é maior.

Responsável pela vistoria semanal da rede de 124 armadilhas do mosquito transmissor do vírus e de 50 pontos estratégicos para controle da proliferação do inseto, Paulo analisa possíveis focos, fiscaliza e orienta a população a respeito da doença. De acordo com o agente, borracharias, empresas transportadoras e residências recebem a visita dos fiscais periodicamente e é feito o armazenamento correto de pneus. “Ainda há um descaso com o descarte de pneus. A questão do lixo melhorou muito, mas é preciso conscientizar-se a fim de manter o mosquito e a doença longe do município”, salientou.
Quem tiver pneus velhos em casa ou em seu estabelecimento pode encaminhar até o depósito em frente ao Parque de Exposições Pouso do Tropeiro. No entanto, antes de fazer o descarte, é preciso entrar em contato com a Vigilância pelos telefones (49) 3241-2666, (49) 9935-8752 e (49) 9918-2686.
Segundo Paulo, outra doença também transmitida pelo Aedes aegpty e pelo Aedes albopictus, mesmo transmissor da Febre Amarela, também está deixando o Estado em alerta: é a Febre Chikungunya. “Já tivemos registro da presença do Aedes albopictus no Estado. É uma doença bastante recente e originou-se na África, mas está espalhando-se pelo mundo e pelo Brasil”, revelou.

NO ESTADO

Conforme dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, até agora, os municípios com mais registros de foco são Joinville, com 93 focos identificados; Jaraguá do Sul, com 47 focos; e, Concórdia com 39 registros.
Até essa semana, a presença do aegpty foi detectada em 84 municípios catarinenses e o albopictus, em 198.

O que é a Chikungunya

Embora os vírus da Febre Chikungunya e os da Dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da Chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele, conjuntivite e dor nas articulações. Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Ao contrário do que acontece com a Dengue, que provoca dor no corpo todo, não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

 

Leia mais no site do Jornal A Semana