Prefeitura inicia projeto de gestão digital

Com a chegada de 2015, a Prefeitura de Curitibanos iniciou o processo de informatização em todos os setores. Segundo o secretário de Administração Amaury Silva, o projeto de gestão digital surgiu da necessidade de reduzir o consumo e distribuição de papel pela Prefeitura.

O secretário estima que, somente em seu setor, são utilizadas mais de 500 mil folhas durante o ano. “É um número muito alto e que precisamos diminuir”, reforça.
Amaury explica que, a partir do momento em que todo o sistema estiver funcionando, as atividades internas deverão ser resolvidas exclusivamente através de e-mails. Assim, quando um curitibanense chegar ao protocolo e fizer seu pedido, ele deverá ser encaminhado por e-mail ao setor responsável, que dará continuidade à resolução do problema, restando o uso do papel somente para entrega de recibos aos contribuintes ou envio de ofícios para fora da Prefeitura.
O sistema está sendo implantado, com criação de e-mails, logins e senhas. Até mesmo as folhas de pagamento deverão integrar a informatização, já que cada funcionário receberá uma senha para acessar sua folha e imprimir, caso haja necessidade, assim como já acontece com colaboradores do Estado.
Amaury ressalta que, dentro do sistema, haverá possibilidade de assinaturas digitais, sem documentos impressos para assinatura do prefeito ou de secretários. “Hoje, os documentos são assinados e encaminhados para arquivo e, com a gestão digital, não precisará ser impresso”, compara.
O secretário adianta que o investimento com o sistema cobre o gasto gerado com o uso de papel e possibilitará economia em impressões.

Leia mais no site do Jornal A Semana