Italianos buscam parcerias para investimentos em vinicultura

O presidente do Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (SindiVinho) Celso Panceri promoveu encontro entre lideranças curitibanenses com o empresário italiano Michele Marchi e o empresário brasileiro Marcelo Sardagna. O objetivo da audiência no gabinete do prefeito José Antonio Guidi foi demonstrar interesse por parte de investidores italianos em firmar parcerias para a produção de uvas e derivados em Curitibanos.

Michele trabalha com a produção de uvas no Brasil e é sócio de Marcelo desde 2007. Sua família trabalha com vinicultura na Itália há três gerações. “A Europa enfrenta dificuldades e há necessidade de buscar novos mercados. O Brasil teve um boom nos últimos anos em termos de desenvolvimento e propaganda no exterior. Conhecemos o clima local e enxergamos possibilidades aqui”, afirmou. Eles observam que, como país tropical, há potencial para a produção de espumantes de qualidade e sucos integrais em solo brasileiro.

Em breve, as negociações devem prosseguir com o encontro entre empresários locais e investidores estrangeiros para o desenvolvimento de projetos e análises de custos. Otimista, o presidente do SindiVinho anunciou que a instituição pretende promover um Seminário Internacional de Viticultura para fomentar o crescimento do setor no Estado. “Onde tem vinho, há turismo e desenvolvimento”, finalizou.

Participaram também do encontro, na manhã desta quinta-feira (22 de janeiro): o vice-prefeito Aldo Dolberth; o presidente do Legislativo Municipal Arcílio Alves; o secretário de Administração e Finanças Amaury Silva; a secretária de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Neide Furlan; os vereadores Valdir Tagliari, Flaris Camargo, João Camargo, Sidnei Furlan e Vilma Fontana; o vinicultor Acir Maciel; o engenheiro agrônomo da Epagri Gilmar Dallamaria; o empresário Ulysses Gaboardi Filho; o coordenador do Projeto de Incentivo à Vinicultura em Curitibanos Dorneli Serena; e a assessora de Gabinete Anna Christina Ribeiro.