Curitibanos oferece novas soluções para receber o curso de medicina da UFSC

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Contestado (AMURC) José Antonio Guidi (Dudão), prefeito de Curitibanos, voltou a reunir autoridades, representantes da sociedade civil organizada e representantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O objetivo da audiência promovida nesta terça-feira (7 de abril), foi discutir novas opções que serão apresentadas à instituição de ensino a fim de prestar suporte para a instalação do curso de medicina para o campus local. A demanda se fez necessária, depois que a Associação Beneficente Frei Rogério apresentou proposta à universidade, extinguindo cerca de seis mil metros de área livre do espaço a ser vendido (quase metade da área total de interesse). Ponto comum entre os participantes foi o apoio para a recepção do curso. Entre as alternativas apresentadas, destacaram-se: a extensão do uso compartilhado do CEDUP pela UFSC; a possibilidade de o Hospital Hélio Anjos Ortiz disponibilizar para locação uma área construída de 750m² para implantação de laboratórios; possibilidade de oferta de área de dois alqueires ao lado do hospital para futuras instalações; além da disponibilidade de salas do Núcleo Municipal Rotary para uso da universidade. Na oportunidade, o prefeito ofereceu a estrutura da Secretaria de Planejamento e Urbanismo para elaboração de projetos para reformas. Comissão da UFSC analisa a proposta encaminhada pela nova diretoria da Associação Beneficente. Em breve, será agendada reunião entre a reitoria da instituição de ensino e a nova diretoria da associação mantenedora do Asilo. Para os próximos dias, a AMURC organiza mobilização de apoio à extensão do uso do CEDUP pela UFSC, que deve ser encaminhada à Secretaria de Estado da Educação e à universidade. Declararam apoio: as câmaras de vereadores de Curitibanos e Santa Cecília, a Associação Empresarial (ACIC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Curitibanos e a Fundação Hospitalar.