Segue imunização contra o HPV em Curitibanos

A equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde com apoio das equipes dos bairros prepara a imunização de 979 meninas curitibanenses de 11 a 13 anos, até amanhã quinta-feira (13), contra o papiloma vírus humano (HPV).
A vacinação está sendo realizada nas unidades de saúde, divididas por escolas, abrangendo as redes pública e particular de ensino, da cidade e do interior, e integra a campanha nacional que tem o slogan “Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção”.
De acordo com a técnica em Enfermagem da Vigilância Epidemiológica do município Kelly Mayara Zeferino Albino, durante a última semana, as estudantes na faixa etária determinada levaram para casa um termo de recusa à vacinação. “Para que as equipes possam organizar-se é preciso também da autorização dos pais e responsáveis. O termo será recolhido e então será efetuada a vacinação”, destacou.
Para imunizar todas as meninas, as equipes contarão com reforço das unidades de saúde dos bairros. Kelly informou que, as estudantes que não puderem, por algum motivo, comparecer à unidade de saúde no dia correspondente a vacinação, devem procurar a unidade central de Saúde, mesmo após o prazo de imunização. “O ideal é que façam um esforço para não perder o cronograma, mas caso haja imprevistos, basta procurar a sala 3 ou a sala 27, na Unidade Central, das 7 às 19 horas”, afirmou.
Meninas que por algum motivo não estão matriculadas, mas correspondem à faixa etária especificada para vacinação, também devem procurar a unidade central para imunização.

SOBRE A VACINA
A vacina protege contra o câncer de colo de útero e foi incluída, este ano, no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de imunizar mais de quatro milhões de meninas de 11 a 13 anos.
Em Curitibanos, são 976 meninas nessa faixa etária. Em 2015, o público-alvo serão meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, apenas meninas de 9 anos devem ser imunizadas.
Para ter eficácia contra a doença, a vacina deve ter três doses. A segunda aplicação deve ser feita seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois. Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.

Cronograma de vacinação

12 de março
– Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini – Unidade de Saúde do Centro
– Escola do Campo Lauro Antônio da Costa – Unidade de Saúde do Centro