CRAS em fase de acabamento
Nova sede para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) deve estar concluída no segundo semestre de 2015. A obra que recebe investimento superior a R$ 300 mil, situada na Rua Barão do Rio Branco, está em fase de acabamento. Enquanto o prédio está em construção, o Cras funciona no prédio ao lado, junto à Diretoria de Habitação.
O Centro de Referência oferece à população em situação de vulnerabilidade social e beneficiários de programas sócio assistenciais oficinas de: violão, manicure, artesanato em geral, artesanato em EVA, reaproveitamento de alimentos, danças urbanas, informática e educador físico. As atividades fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Todo o trabalho é acompanhado por equipe qualificada composta por psicóloga, assistente social, pedagoga e orientadora social, que assistem diretamente as famílias cadastradas.
Atualmente o Cras atende grupos de crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos, mulheres, idosos e deficientes físicos. Além da sede na Rua Barão do Rio Branco, há oficinas de artesanato em geral e violão no distrito de Marombas e de danças urbanas para mulheres no bairro Getulio Vargas.
Interessados em participar das oficinas devem comparecer ao Cras portando documentos pessoais e participar de entrevista com a psicóloga ou assistente social. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3241-1424.
O Centro de Referência de Assistência Social é um equipamento que executa serviços de Proteção Social Básica, organiza e coordena a rede de serviços sócio assistenciais. Tem por objetivo principal, fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de vínculos familiares e comunitários, possibilitando a recuperação de situação de fragilidades sociais vivenciadas e apoiar famílias que possuem indivíduos que necessitam de cuidados por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.