Quase R$ 160 mil para Capela Mortuária Municipal

Foi assinada, na última terça-feira (15), no auditório da Prefeitura de Curitibanos, a ordem de serviço para construção da Capela Mortuária no Cemitério Municipal São Francisco de Assis.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, a pedido da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, e contará com102,22 metros quadrados de área. No projeto, está prevista a construção de sala mortuária, quarto, cozinha, depósito de materiais de limpeza e banheiros. O investimento é de R$ 159.885,39, com recursos próprios do município, e a obra será executada pela empresa Femaks Construtora e Incorporadora, de Videira. A construção deve iniciar nos próximos dez dias e deve ser concluída até 18 de dezembro.

De acordo com a secretária de Agricultura, Abastecimento, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Neide Furlan, responsável pela gestão executiva do Cemitério Municipal, a obra tem como objetivo beneficiar as famílias carentes de Curitibanos com um espaço público para que seus entes queridos possam ser velados. “Observamos muitas pessoas fazerem essa solicitação e, com alegria, podemos comemorar essa ação da Administração em proporcionar esse investimento”, declarou Neide.

De acordo com o prefeito José Antônio Guidi (Dudão), muitas famílias sem condições de velar os falecidos em capelas privadas acabam fazendo o procedimento em casa, uma vez que o velório em salões de festas e igrejas foi proibido. Por isso, a necessidade de criar um espaço público que receba essa demanda. “Era uma necessidade da população e esse é um dos compromissos do nosso governo, observar as necessidades e buscar soluções”, salientou o prefeito.

Para ele, construir a Capela dentro do Cemitério trará ainda mais benefícios à população carente, pois, além de concentrar o serviço no local de sepultamento, será menos oneroso às famílias sem condições de arcar com os custos de um velório ou mesmo o transporte até a sepultura.

PLANEJAMENTO

Anterior à assinatura da Ordem de Serviço para construção, foram retirados os restos mortais nos túmulos que deram lugar à construção, na parte frontal do Cemitério, à direita da primeira entrada. Segundo a secretária Neide, o local contava com 78 sepulturas, sendo que muitos túmulos estavam abandonados e poucos ainda eram conservados pelas famílias, que foram contatadas para transferência dos restos mortais. Ossos ou mesmo objetos, como roupas, foram colocados em caixas específicas e depositados ou em gavetas ou em novas sepulturas.

Fonte: Franciele Gasparini / Jornal A Semana