MEDICINA EM CURITIBANOS – UFSC abre inscrições para professores

Está aberto, até 11 de janeiro de 2016, o prazo de inscrições para Concurso Público da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para provimento do cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, incluindo vagas para docentes que ministrarão o curso de Medicina em Curitibanos. Há vagas também para os campi de Araranguá, Blumenau, Florianópolis e Joinville. A boa notícia foi anunciada, em audiência pública realizada na Câmara Municipal pelo deputado Pedro Uczai, nesta segunda-feira (21 de dezembro), pela reitora da instituição de ensino Roselane Neckel, que garantiu que curso de Medicina é uma realidade em Curitibanos e que não tem mais volta. O edital completo do concurso público está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://php.coperve.ufsc.br/cpdo/editais/154DDP2015.pdf.

A reitora classificou a implantação do curso de Medicina em Curitibanos como um projeto concreto e clamou às organizações civis para que se façam ser ouvidas sempre, como fizeram com as mobilizações em prol do curso. Conforme Neckel, a mobilização popular foi determinante para trazer as 60 vagas para o campus local. Trabalham na Universidade pela implantação do curso uma comissão local, para providências necessárias quanto à estrutura física e uma comissão central, em Florianópolis, focada no projeto pedagógico para os campi de Curitibanos e Araranguá.

É prioridade da reitoria, a garantia de estrutura física adequada para novos cursos. Para tanto, há parcerias firmadas com o Município, o Estado e o Hospital Hélio Anjos Ortiz. Está prorrogada até 2028 a concessão de uso do Cedup e o hospital busca recursos para sua reforma e ampliação. O prefeito José Antonio Guidi (Dudão) reiterou o compromisso de oferecer a estrutura necessária à UFSC com uso compartilhado do novo prédio do Núcleo Municipal Rotary e ofereceu mais 10 hectares de terras na Fazenda da Forquilha, ao lado do campo experimental de novas espécies arbóreas.

A prefeita de São Cristóvão do Sul Sisi Blind, vice-presidente da Fecam, enfatizou que a interiorização do curso de medicina não beneficiará apenas Curitibanos, mas uma região que abrange 21 municípios do Estado. “Não temos médicos. Poucos profissionais formados nas capitais aceitam trabalhar em cidades pequenas como as nossas. Esse curso é o que precisamos para melhorar a qualidade de vida da população. Vamos escrever uma história diferente”, concluiu.

MESTRADO EM CURITIBANOS

Outra boa notícia anunciada em audiência pública, nesta segunda-feira (21 de dezembro), foi a aprovação para o primeiro curso de mestrado para o campus de Curitibanos da UFSC: Mestrado em Ecossistemas Agrícolas e Naturais. A proposta recebeu avaliação positiva pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior em todos os quesitos necessários: há infraestrutura e comprometimento institucional adequados; a proposta é bem concebida; corpo docente tem dimensão e regime de trabalho suficientes para a implantação do curso; e a produtividade docente atende integralmente aos padrões da área.