Obras de saneamento próximas da execução

Mais saúde e qualidade de vida para Curitibanos.

Devem iniciar, em breve, as obras de saneamento básico. A empresa responsável pela execução dos trabalhos está se instalando no Município. As próximas semanas serão dedicadas à organização da equipe e fixação no canteiro de obras, que será montado à Avenida Leoberto Leal (onde funcionava anteriormente o Horto Florestal). A primeira etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário prevê investimento da Casan da ordem de R$ 39.324.372,47; financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento.

Conforme o engenheiro Fábio Krieger, gerente de construção da Casan, a edificação da estação de tratamento de esgoto, iniciará concomitantemente com a construção da rede coletora. Devendo esta ser iniciada preferencialmente do ponto mais distante da estação de tratamento para o mais próximo.

Em audiência no Gabinete do Prefeito, na última quarta-feira (18 de maio), ficou acordado entre a estatal, a empresa executora do serviço e a administração municipal que receberão prioridade para a canalização as vias não pavimentadas e com planejamento de pavimentação em curto prazo.

O cronograma de ruas que receberão as obras para a rede coletora será divulgado no próximo mês, tendo a Casan se comprometido a alertar antecipadamente os moradores, informando sempre a previsão de início e conclusão de cada trecho. “Estimamos 15 dias entre a abertura da rua e a execução da tubulação, mais 15 dias para os reparos da pavimentação, quando for o caso”, afirmou Krieger.

A respeito da execução da tubulação, o prefeito José Antonio Guidi (Dudão) rogou paciência por parte dos cidadãos e observou que o transtorno é momentâneo, enquanto que saneamento básico é necessário para melhorar a qualidade de vida da população. “Posso afirmar, com certeza, que com o esgotamento sanitário funcionando sentiremos o impacto na melhoria da saúde”, garantiu.

O projeto prevê a instalação de 65.946 metros de rede coletora, nesta primeira etapa, que passará por 147 ruas do Centro e dos bairros: Bosque, Bom Jesus, Água Santa, Universitário, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis. Devendo ser ligada a 3.898 residências. O que representará cobertura de 36% ao final das obras. A estação de tratamento de esgoto terá vazão de 40 litros por segundo, suficiente para tratar o esgoto de toda a cidade quando a rede estiver completa.