3ª edição da Semana Literária inicia na terça

A 3ª edição da Semana Literária, que este ano acontece de 7 a 12 de junho, trará grandes atrações a Curitibanos, além da Feira Itinerante de livros. Integram a programação, o cantor Gabriel, O Pensador, Roseana Murray e Reinaldo Figueiredo.

Organizado pela Prefeitura de Curitibanos, através da secretaria de Educação e Cultura, o evento se tornou tradição no município e tem buscado, a cada ano, aumentar a participação do público e trazer nomes de reconhecimento para conversação e palestrar para os curitibanenses e moradores da região.
Segundo membro da diretoria de Ensino da secretaria de Educação Cleusa Maria Pomiecinski, durante todo o ano a equipe fica em contato com organizadores de eventos, para conseguir fechar datas para as atrações. Este ano, a Semana acontece no Parque Pouso do Tropeiro, com entrada gratuita e atrações para todas as idades. Entre as principais atrações estão Roseana Murray, Reinaldo Figueiredo e Gabriel O Pensador, que deve fazer show acústico durante sua participação.
Além disso, o evento já tem a confirmação de cinco livrarias que estarão expondo, apresentações do Grupo de Teatro Lamparina, contação de histórias e apresentações de alunos da rede municipal de ensino. A feira ficará aberta das 9 às 21 horas todos os dias.

Principais atrações

Roseana Murray
Nasceu no Rio de Janeiro. Graduou-se em Literatura e Língua Francesa em 1973. Publicou seu primeiro livro infantil em 1980. Tem dois livros traduzidos no México. Seus poemas estão em antologias na Espanha. Tem poemas traduzidos em seis línguas. Recebeu o Prêmio O Melhor de Poesia da FNLIJ nos anos 1986, 1994, 1997 e em 2013. Recebeu o Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios. Entrou para a Lista de Honra do I.B.B.Y em 1994 com o livro Tantos Medos e Outras Coragens. Recebeu o Prêmio Academia Brasileira de Letras em 2002 como o melhor livro infantil do ano. Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura.

Gabriel O Pensador
Nasceu no Rio de Janeiro, é rapper, compositor, escritor e empresário. Iniciou sua carreira com fitas demos, sendo contratado pela Sony Music. Pela gravadora, tem lançado sete álbuns. Seu último álbum, chamado Sem crise, foi lançado de forma independente. Em 2001 lançou o livro Diário Noturno e quatro anos mais tarde o Um garoto chamado Rorbeto, que ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil no ano seguinte. Em 2008 lançou Meu pequeno rubro-negro e depois uma edição especial do livro. Paralelamente a isso, Gabriel é ativista social, envolvido com diversos projetos para oportunizar melhor qualidade de vida para as pessoas.

Reinaldo Figueiredo
Nasceu no Rio de Janeiro, começou a trabalhar como cartunista e ilustrador no semanário de humor O Pasquim, onde ficou de 1974 a 1985. Em 1984, junto com Hubert Aranha e Cláudio Paiva, criou o tablóide mensal O Planeta Diário, cujo slogan era: “Um jornal sem o menor compromisso com a verdade”. Depois, o Planeta se juntou com a Casseta e manteve um programa televisivo por 18 anos. Tem quatro livros publicados e é colaborador de publicações como jornal O Globo e revista Piauí. Músico, toca contrabaixo no quarteto Companhia Estadual Jazz. Mantém programa de rádio e o blog Comendador Albuquerque, dedicado ao produtor musical Paulinho Albuquerque.

Fonte: A Semana