Obras de esgotamento sanitário no Bairro Universitário

Passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos curitibanenses: os projetos para esgotamento sanitário em Curitibanos começam a sair do papel na segunda-feira (27 de junho). Os primeiros beneficiados serão os moradores do bairro Universitário. Conforme cronograma da Casan, as obras de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) iniciarão nas ruas: Contestado; Fermiano C. de Almeida; e Manoel Heck.

A previsão é de que os trabalhos nessas vias sejam concluídos em 20 dias, dependendo das condições climáticas e de possíveis interferências no próprio terreno.

A Casan informa, também, que é proibida a interligação do esgoto das casas a esta rede em implantação. A qual somente será autorizada quando o sistema entrar em operação, com a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) em pleno funcionamento.

A primeira etapa da implantação do sistema de esgotamento sanitário prevê investimento da Casan da ordem de R$ 39.324.372,47; financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento.

O projeto prevê a instalação de 65.946 metros de rede coletora, nesta primeira etapa, que passará por 147 ruas do Centro e dos bairros: Universitário, Bosque, Bom Jesus, Água Santa, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis. Devendo ser ligada a 3.898 residências. O que representará cobertura de 36% ao final das obras.

A estação de tratamento de esgoto terá vazão de 40 litros por segundo, suficiente para tratar o esgoto de toda a cidade quando a rede estiver completa.