MEDICINA EM CURITIBANOS – UFSC realiza visita técnica em Unidades de Saúde

Representantes da comissão de implantação dos novos cursos de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram visita técnica a instalações da Secretaria Municipal de Saúde de Curitibanos. A instituição de ensino requisita cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) com equipes técnicas completas para o primeiro ano de atividade docente. Atualmente, Curitibanos conta com sete UBS em tais condições.

As visitas aconteceram na tarde da quinta-feira (23 de junho), entre reuniões da comissão no gabinete principal do Paço Municipal e com prefeitos e secretários de saúde da região na sede executiva da AMURC.

Os preparativos na UFSC para o curso de medicina em Curitibanos estão adiantados. Houve concurso público para admissão de professores, através do qual, três profissionais serão contratados ainda no corrente ano. Novo concurso deve acontecer em breve para completar o quadro.

A expectativa da comissão é de que haja vestibular em 2017, para início das aulas no primeiro semestre de 2018. Para 2023, devem estar à disposição da comunidade 30 UBS completas na microrregião e o curso de medicina deve contar com 60 professores e 360 acadêmicos.

Como o objetivo da descentralização dos cursos de medicina é formar médicos que tenham interesse em fixar residência em cidades de interior, os vestibulares serão preparados para oferecer cotas regionais, destinadas a estudantes residentes na região.