Estátua do tropeiro simboliza raízes locais

Semana Farroupilha: solenidade reúne alunos e representantes da história local

Dando continuidade a programação da Semana Farroupilha, que vai até o dia 22, nesta quarta-feira (20), reuniram-se em frente ao Paço Municipal, alunos dos Centros de Educação Infantil, professores e representantes da tradição, em Curitibanos, chefe de gabinete Aldo Dolberth, historiador, Aldair Goetten e secretário de Educação, Kleberson Lima, para mais uma vez lembrar parte da tradição e história de Curitibanos.

Durante o evento os alunos fizeram apresentações alusivas a data e acenderam a chama crioula.

Um dos apoiadores e incentivadores da Semana Farroupilha, Aldo Dolberth enalteceu a importância de manter a tradição e agradeceu a Secretaria de Educação que soube tão bem abraçar a causa e difundi-la em sala de aula mantendo a história e as raízes do município.

O historiador, Aldair Goetten também sinalizou o quão rica é a história de Curitibanos, relembrando alguns fatos que marcaram o município durante o período.

Consta na história que o dia 20 de setembro marcou o início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, como também é conhecida – que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845.