Projeto do NM Getulio Vargas tratou dos riscos da obesidade infantil

I Feira do Conhecimento envolve toda comunidade escolar

Misturar diversão, conhecimento, brincadeiras e muito aprendizado. Esses são os ingredientes que compõem a I Feira do Conhecimento, promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura.

Os projetos desenvolvidos pelos alunos, professores e coordenadores surpreenderam os próprios organizadores pela criatividade e inteligência com que foram elaborados. Para o secretário de Educação, Kleberson Lima, a Feira, que segue na etapa escolar até esta sexta-feira (28), o resultado foi acima do esperado, inclusive pela quantidade de projetos inscritos, mais de 180.

“Estamos realmente muito felizes com o resultado. E desde já, agradecemos o envolvimento e o comprometimento de toda comunidade escolar, que promoveu momentos de muito aprendizado e ampliação do conhecimento. Eles conseguiram trazer de forma lúdica e criativa, formas práticas que agregam muito ao cotidiano da comunidade como um todo”, salientou.

A etapa escolar encerra esta semana. Os jurados farão uma avaliação dos três melhores projetos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Os classificados para etapa municipal serão conhecidos no dia 24 de outubro, onde serão apresentados nos períodos manhã, tarde e noite no Núcleo Municipal Rotary, e no dia 25, acontece a cerimônia de premiação. “Envolvemos mais de 50 jurados ligados à área da educação, professores da Rede Estadual, aposentados. Para garantir a idoneidade da avaliação, nenhum deles tem relação com a Rede Municipal de Ensino”, informou o secretário.

Os critérios de avaliação tem um percentual a ser respeitado: apresentação oral (30%), criatividade e inovação (20%), metodologia e conhecimento científico (30%) e clareza e objetividade na apresentação do trabalho (20%). “Utilizamos estes métodos para evitar empate e facilitar a avaliação”, informou Kleberson.

A premiação varia de acordo com as faixas etárias, mas os vencedores ganharão desde smartphones, bicicletas, tablets e notebooks. “Os prêmios serão oferecidos aos alunos, professores e diretores. Essa foi mais uma forma de incentivar e estimular a produção dos projetos”, comentou o secretário.

A sustentabilidade foi um dos temas mais abordados pelos alunos. “Percebemos a conscientização das crianças em cuidar melhor do ambiente em que vivemos, seja reaproveitando o lixo, ou pensando em formas de gestão sustentável. Isso nos deixa otimistas com o futuro, percebendo que todos estão preocupados em preservar, cuidar e se comprometer em fazer do ambiente em que vivem, um lugar melhor”, concluiu Kleberson,

Prefeito e secretários visitaram a Feira

Na tarde desta quarta-feira (27), o prefeito José Antonio Guidi, acompanhado do secretário de Educação Kleberson Lima, acompanhou os projetos que foram apresentados neste dia. Iniciaram no Centro de Educação Infantil Santa Rita, seguiram para o CEI Norma Berneck, CEI Getulio Vargas e Núcleo Municipal Getúlio Vargas.

Conforme sinalizou o prefeito, a Feira é positiva em todos os sentidos. “Além desenvolver as habilidades orais e o conhecimento dos alunos, envolve também os pais que tem a oportunidade de conhecer a estrutura onde seus filhos estudam e como estão se desenvolvendo”, destacou.

(Redação: Fabricia Borsatti)