Funcionários do Museu surpreenderam-se com a escultura produzida por Aldo

Semana do Contestado inicia hoje

A data da Semana do Contestado municipal, que vai de 20 a 27 de outubro foi marcada na tarde desta sexta-feira (20) por uma visita do prefeito, José Antonio Guidi, secretário de Educação e Cultura, Kleberson Lima e do historiador e chefe de gabinete, Aldo Dolberth ao Museu Histórico Antonio Granemann de Souza.

Lá foram recepcionados pela equipe que conduz os trabalhos em uma das referências históricas mais importantes do Estado de Santa Catarina, pelo conteúdo cultural e os desdobramentos de fatos que até hoje refletem no cotidiano local.

Durante a visita, Aldo Dolberth surpreendeu os presentes ao apresentar uma escultura de uma das protagonistas da Guerra Sertaneja do Taquaruçu – Maria Rosa, em madeira, produzida por ele.

Conforme destacou, um de seus hobbys é produzir esculturas em madeira, gosto adquirido já na infância. “A obra Maria Rosa é feita em madeira de pinheiro araucária, aproveitada de uma árvore de procedência da Lagoinha, interior de Curitibanos”, informou Aldo. A pintura da obra foi realizada por sua esposa, Solange Dolberth.

Os funcionários agradeceram a visita e a lembrança de um momento tão importante para a história local. Na ocasião o prefeito agradeceu a todos pelo empenho e dedicação em manter viva, através das peças do museu a história da região.

A Semana do Contestado foi instituída pela Lei Municipal 5.622/2015, e no Estado, foi instituíta em 2002, com a Lei 12.143.

Aldo comenta que o principal objetivo de celebrar a Semana do Contestado é que o evento seja lembrado anualmente e passe a integrar o calendário cultural da cidade.