Secretário de Saúde Altamir Goetten falou da importância de ações pemanentes

Lançada Campanha de Combate a Dengue

Com o tema “Curitibanos Unida Contra a Dengue”, a Administração Municipal realizou na manhã desta quarta-feira (29), o lançamento da Campanha de Mobilização de Combate ao mosquito aedes aegypti. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde e contou com a presença de vereadores e secretários.

Para o secretário de Administração, Amaury Silva, a campanha visa conscientizar a população para que Curitibanos siga livre da doença. “O principal objetivo é manter o bem-estar de toda população. Precisamos que todos se mobilizem e que se conscientizem de que são pequenas atitudes do dia a dia que fazem e farão a diferença”, destacou.

Em 2016 foram registrados em Curitibanos, três focos contendo larvas do mosquito aedes aegypti, porém, não foram detectados casos da doença. Por isso a importância da Administração, em focar na prevenção. Conforme o secretário de Saúde Altamir Goetten, as ações de conscientização não devem ser campanhas pontuais, mas permanentes. “Temos que combater os possíveis focos permanentemente. As pesquisas apontam que o mosquito aumenta sua capacidade de sobrevivências nas mais diversas situações, capaz de sobreviver em uma região seca por aproximadamente 400 dias, esperando apenas uma gota de água para eclodir os ovos e proliferar o mosquito transmissor”, informou.

A Campanha conta com o apoio de todas as secretarias, em especial da Educação e Cultura e do Esporte e Lazer, onde as crianças atendidas pela Rede Municipal de Ensino e Projeto Atleta Cidadão tornam-se propagadores das informações, e consequentemente fundamentais no repasse das informações às pessoas com as quais convivem.

O prefeito, José Antonio Guidi sinalizou a importância de intensificar ações como essa no período em que as condições climáticas são mais favoráveis ao surgimento de possíveis focos. “Estamos atentos e contamos com a colaboração de todos, para evitar o surgimento da doença em nossa região. Divulgaremos a campanha também nos municípios vizinhos, para que sejamos uma referência e que eles sigam junto conosco nessa causa que é de todos”, comentou.