Secretaria de Saúde concentrará ações na prevenção da saúde da mulher

Secretaria de Saúde celebra o Dia da Mulher com ações preventivas

Em alusão ao Dia da Mulher, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde realizará, durante todo o mês de março, várias ações de promoção e prevenção ao público feminino de Curitibanos.

O Dia D será realizado no sábado (17), onde as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e dos bairros: Aparecida e Cohab I, São Luíz, São José, Getúlio Vargas e Bom Jesus estarão atendendo das 8h às 11h30 e 13h às 16h30 para realização de exames.

Entre as principais ações, a liberação do exame de mamografia para as mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, que não realizaram em 2017 e o Papanicolau (preventivo de câncer de colo do útero). Segundo a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Jucelaine Cristina dos Santos, como o mês de outubro trata com mais atenção o Câncer de Mama, um dos objetivos destas ações é atentar também para o câncer de colo de útero, que pode ser prevenido com a realização periódica do Papanicolau.

Durante o mês acontece roda de conversa entre profissionais da saúde e adolescentes de todas as escolas Municipais e Estaduais locais, onde serão abordados temas como: fases da vida da mulher, sexualidade, gravidez na adolescência, Infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), empoderamento da mulher, cujo objetivo é estabelecer e fortalecer o vínculo entre as adolescentes e equipe da UBS de sua referência.

Conforme orientou Jucelaine, para realização dos exames, as mulheres devem portar os documentos de RG, CPF, prontuário Municipal, cartão Nacional do SUS e carteirinha do preventivo.

Jucelaine também orienta sobre alguns cuidados para realização do exame preventivo de câncer de colo de útero, entre eles, não estar menstruada, intervalo de sete dias antes, ou após o ciclo menstrual, não usar cremes, pomadas ou gel vaginal, sete dias antes do exame e não manter relação sexual nas 48 horas que antecedem o exame, não fazer ducha vaginal .