Azeite extraído das azeitonas colhidas no município

Produtores curitibanenses extraem os primeiros litros de azeite de oliva

Na manhã desta terça-feira (2), produtores, representantes da Administração Municipal, Secretaria de Agricultura e Epagri reuniram-se na Casa da Ovelha, localizada no Parque Pouso do Tropeiro para extrair das oliveiras de Curitibanos, os primeiros litros de azeite.

A ação foi considerada um marco para a diversificação da economia local. O processo experimental de extração de azeite foi realizado de maneira artesanal, contando com apoio técnico da Epagri, a ação teve como um dos principais objetivos demonstrar que a técnica para extração do azeite é considerada simples, e que a possibilidade de desenvolver mais uma alternativa econômica no município é viável, já que Curitibanos produz oliveiras de qualidade.

O projeto de cultivo de oliveiras no município iniciou em 2013, quando alguns produtores locais apostaram na nova cultura. Conforme explicam os técnicos, a oliveira leva em média seis anos para atingir o auge de sua produção e pode render até 80 quilos de azeitonas em cada árvore.

Um dos produtores locais que apostou no cultivo de oliveiras foi Antonio Marcelino Girotto, que hoje tem em sua propriedade 45 árvores, das variedades, Arbequina e Koroneiki, que demonstraram maior adaptação ao clima da região. Desde o início do projeto Girotto vem trabalhando em parceria com a Administração no apoio técnico e acompanhamento da produção.

Segundo aponta, esse ano sua plantação renderá em média 200 quilos. A extração do azeite passa a ser mais uma alternativa promissora de renda para os produtores locais.