Dona Maria Alves dos Santos foi uma das beneficiadas pelo mutirão

Mutirão de cirurgias de catarata beneficia cerca de 200 pacientes

Na última semana, 66 pacientes foram atendidos em mais um mutirão de cirurgias de cataratas. É a terceira vez que a ação é realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o hospital Maicé, de Caçador, beneficiando cerca de 200 pacientes.

Uma das pacientes que aguardava na fila de espera é dona Maria Alves dos Santos, de 74 anos. Segundo conta, sua visão estava muito comprometida, especialmente o olho esquerdo, que já não conseguia enxergar praticamente nada. “Da minha vista esquerda, perdi praticamente toda a visão. Da direita conseguia ver apenas em distâncias muito curtas. Moro com as minhas filhas e dependo delas para viver. Quando me chamaram dizendo que ia para Caçador para fazer a cirurgia, nem acreditei. Fiquei muito feliz e agradeci a Deus por isso, com certeza, quando melhorar vou ser mais independente”, comentou.

A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo.Uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. Com o avançar da idade, as fibras do cristalino aumentam de espessura e de diâmetro, provocando a popular vista cansada. É por isso que a maioria das pessoas com mais de 45 anos precisa usar óculos para enxergar de perto.

Dona Maria também comenta que além da cirurgia, o apoio oferecido pela Secretaria de Saúde é muito importante. “Eles nos levam e nos trazem com muita tranquilidade, todos nos atendem muito bem, e a gente se sente seguro para fazer uma cirurgia tão importante”, concluiu.

A catarata evolui lentamente, mas há casos raros em que ela é congênita – ou seja, bebês nascem com a visão prejudicada por influência do DNA. Em outras situações, a criança é afetada porque a mãe teve rubéola, sífilis ou toxoplasmose nos primeiros três meses de gestação. Consulte um oftalmologista para um diagnóstico correto.