Investimento de R$ 46 milhões nesta primeira etapa, cerca de 30% da população urbana de Curitibanos atendida

SES Curitibanos: Estação Elevatória é iniciada

Mais uma importante etapa da obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos teve início neste mês: a construção de uma das duas Estações Elevatórias que atenderão a primeira etapa do projeto.

Trata-se da elevatória final, localizada no bairro São Francisco. A segunda, que será construída próximo ao Batalhão do Corpo de Bombeiros, deverá iniciar em Junho.

As estações elevatórias são necessárias pois o sistema de coleta funciona por gravidade e são essas unidades que bombeiam o esgoto para o tratamento. Na ETE será realizado todo o processo de depuração para que o efluente final seja devolvido sem contaminação à natureza.

Com obras adiantadas, poucos são os trechos que ainda precisam receber as redes coletoras. Segundo a COSATEL, empresa contratada pela CASAN para execução da obra, cerca de 80% está concluído. A meta é de que o Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos seja entregue à população até o final deste ano.

No canteiro de obras da ETE, as estruturas de concreto e de aço estão praticamente finalizadas. A fase agora é a de acabamentos, que compreende pintura e impermeabilização. Depois vem a parte de interligação das tubulações e a compra de equipamentos, que é o que deve demandar um pouco mais de tempo nesta fase final, uma vez que a instalação é complexa e necessita ser realizada ainda uma pré-operação para verificar se o funcionamento está correto.

 O Governo do Estado, através da CASAN, está investindo R$ 46 milhões na obra que irá atender, nesta primeira etapa, cerca de 30% da população urbana de Curitibanos.

 

Diálogo com a população

Na última semana profissionais que atuam no Projeto Socioambiental da obra de Curitibanos participaram do Projeto SESC Cidadão do Bem. Durante o evento, realizado no Bairro São Luiz, a Assistente Social Luciana França compartilhou informações e orientações sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário que está sendo implantado no município.

 

(fonte: assessoria Cosatel)