Formandas do curso de Corte e Costura realizado no Senai

Alunos recebem diploma de cursos de Corte e Costura e Soldador

Nesta terça-feira (20), a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social realizou, no Senai, a formatura de 18 alunos do curso de Corte e Costura. Os participantes integram o CadÚnico.

Conforme relata uma das alunas, Liliana Batista, de 26 anos, a oportunidade surgiu de forma inesperada, porém, trouxe grandes perspectivas, e hoje, ela se vê pronta para o mercado de trabalho. “Minha mãe queria fazer o curso, mas por questões de saúde e locomoção não pôde participar, foi aí que decidi me inscrever para repassar os conhecimentos adquiridos para ela. Foi muito produtivo. Aprendi coisas simples e básicas, mas que fazem toda a diferença na hora de começar um trabalho, desde como ligar a máquina de costura, tipo de linha para cada tecido, entre outras coisas. Agradeço a oportunidade, hoje, me vejo pronta para o mercado de trabalho”, comentou.

Cerca de 200 alunos tiveram a oportunidade de qualificação profissional. Nos anos de 2017 e 2018 foram oferecidos cursos de Instalador Hidráulico, soltador de eletrodo, torneiro mecânico, pedreiro de alvenaria, operador de empilhadeira, operador de caldeiras e eletricista predial. “Além de aprender uma profissão, a gente conhece muita gente, faz amigos e troca experiências, são momentos muito bons”, comenta Liliana.

O dia também foi de aula inaugural para o curso de Manutenção de Computadores, que deu preferência ao público mais jovem, oferecendo 20 vagas para pessoas com idades entre 15 e 21 anos, com carga horária de 60 horas.

Os alunos do curso de soldador receberão os diplomas na noite desta terça-feira, na conclusão do curso.

Conforme destacam os responsáveis pelo Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), estes cursos são grandes ferramentas que geram conhecimento e técnica necessários para facilitar a inserção no mercado de trabalho. Segundo relatórios da Secretaria de Assistência Social, há muitos exemplos de pessoas que utilizavam benefícios como CadÚnico e Bolsa Família e após a realização dos cursos, encontraram oportunidades de trabalho e saíram dos programas sociais, conquistando emprego e renda.