Em Curitibanos, nesta primeira etapa, cerca de 3 mil ligações serão autorizadas após a conclusão da obra

Infraestrutura de esgoto: mais condições de saúde para Curitibanos

Mais condições de qualidade de vida para os moradores e de desenvolvimento para a cidade. Estes são alguns dos benefícios que o Sistema de Esgotamento Sanitário trará para Curitibanos. O município está recebendo um investimento estratégico, que resultará em benefícios em médio e longo prazo a toda comunidade. A infraestrutura que está sendo implantada vai permitir a coleta e tratamento de esgoto para quase 30% da população.

As obras encaminham-se para a finalização. As redes coletoras estão praticamente concluídas. As frentes de trabalho estão concentradas na implantação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e das duas Estações Elevatórias.

O primeiro Sistema Público de Esgotamento Sanitário do município irá contemplar parte do centro e os bairros Aparecida, Universitário, Cohab I, São Francisco e Bosque. O investimento é de aproximadamente R$ 45 milhões.

 “Quando o esgoto não é tratado de forma adequada pode contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde das pessoas. O contato com o esgoto aumenta o risco de se contrair diversas doenças, sendo que as crianças são a parcela da população mais vulnerável”, ressalta a engenheira sanitarista e ambiental, Fabiane Tasca Goerl, chefe do Setor de Operação e Manutenção de Esgoto Sanitário (SOMEG) da Superintendência Regional de Negócios Norte/Vale do Rio Itajaí da CASAN.

No esgoto há micro-organismos que podem causar diversos problemas de saúde. Entre as principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário estão Diarreia Aguda, Febre Tifoide, Cólera e Hepatite. O sistema de coleta e tratamento evita a contaminação das pessoas e a transmissão dessas doenças.

“Sabemos que a comunidade contemplada fica apreensiva por ter que pagar mais um serviço, no entanto é importante destacar que se trata de um investimento em nossa própria saúde. O tratamento do esgoto é um serviço como qualquer outro prestado por uma companhia, como o de coleta de lixo, por exemplo. Para mantê-lo em funcionamento é preciso cobrar de quem utiliza”, explica a engenheira.

Em Curitibanos, nesta primeira etapa, cerca de 3 mil ligações serão autorizadas após a conclusão da obra, prevista para o final deste ano. O Governo do Estado e a CASAN estão investindo mais de R$ 45 milhões na implantação do Sistema no município, recurso obtido junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Saiba Mais:

Principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário:

– Diarreia Aguda
– Febre Tifoide
– Cólera
– Hepatite A
– Poliomielite
– Esquistossomose
– Teníase

Como os esgotos podem transmitir doenças?

•  Pelo contato direto da pele com o solo contaminado por esgoto;
•  Pelo contato direto da pele com a água contaminada por esgoto;
•  Pela ingestão de alimentos irrigados com a água contaminada por esgoto;
•  Pela ingestão de alimentos contaminados por vetores, especialmente moscas que pousam em águas poluídas e em fezes;
•  Pela ingestão de alimentos manuseados sem a devida higiene pessoal. 

 

(fonte: assessoria Cosatel)