Várias unidades de saúde estarão atendendo neste sábado

Secretaria de Saúde realiza Dia D para as mulheres em alusão ao Outubro Rosa

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 21 de setembro, o Dia D, em alusão ao mês de prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa. A ação inicia às 8 horas até às 11h30 e à tarde das 13 às 16h30.

Serão oferecidos exames citopatológicos de colo uterino (preventivo) para todas as mulheres e mamografia para mulheres acima de 40 anos.

Além da Unidade Central de Saúde, as unidades dos bairros Aparecida, Getúlio Vargas, Bom Jesus, Cohab I, São José e São Luiz também estarão participando da ação.

A Secretaria de Saúde alerta para que as mulheres compareçam à unidade de saúde portando o Cartão Nacional do SUS, prontuário municipal, carteirinha de preventivo, CPF e RG.

De acordo com a coordenação da Secretaria de Saúde, a ação foi antecipada para agilizar a entrega dos resultados dos exames. Conforme a equipe da Secretaria, no último ano a ação também foi antecipada. “Nos anos que o Dia D foi realizado no mês de outubro, alguns resultados chegavam entre janeiro e fevereiro do ano seguinte. Há apenas um laboratório que realiza os exames e atende toda região. Como a grande maioria dos municípios realiza o dia D nos mesmos períodos, a demanda aumenta e por consequência, os resultados dos exames acabam demorando um pouco mais para serem entregues”, justificaram.

Em 2018 foram realizados 2.955 exames preventivos e 1.259 mamografias. A coordenação da campanha também lembra às mulheres que as ações de prevenção são realizadas durante todo o ano. “O que acontece neste período é que intensificamos a campanha para lembrar a importância da prevenção e as grandes possibilidades de cura que vêm com um diagnóstico precoce”, destacam.